quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Ganho na aprendizagem, isso sim tem sido o maior objetivo alcançado

Nas aulas de informática, ministradas na Escola Municipal São Bernardo, em Baldim/MG para as turmas do 3º, 4º e 5º ano das sérias iniciais do Ensino Fundamental tem-se observado uma evolução significativa dos alunos, tanto em suas desenvoltura, como nas matérias do núcleo comum, em especial matemática e língua portuguesa, que tem tido maior atenção.
 Introdução de conhecimentos sobre hardware
Além do uso de jogos que tem em sua dinâmica o enfoque em matérias curriculares, tem-se trabalhado com um site educativo onde os alunos tem um reforço escolar (http://portalmultirio.rio.rj.gov.br/reforcoDigital/home.html), pois trata de um portal em que são apresentados aos alunos questões corriqueiras, porém com uma semelhança às questões trabalhadas nas avaliações sistêmicas do Estado e do MEC, como PROEB E PROALFA.
Vale ressaltar que os alunos tem uma noção bem prática da tecnologia em questão, tendo atividades práticas de desmontagem e montagem dos comutadores, vídeo-aulas de temas afins e dos
Atividades online associadas à exercícios práticos

Os alunos do 5º ano tem suas aulas semanais no horário normal de aula, pois o conteúdo de Informática, consta como parte diversificada na grade, já os alunos do 3º e 4º anos tem suas aulas no contra turno, visto que o conteúdo não faz parte da grade curricular destas turmas.

 Verificação de aprendizado de componentes de um PC

É de certa forma empolgante ver a satisfação dos alunos lidando com as máquinas, tendo os jogos como ferramenta de aprendizagem e interagindo uns com os outros, pois são vários os momentos que eles desenvolvem suas atividades em grupo de dois alunos.

Atividades que estimulam trabalho em grupo

Apesar de ver as inúmeras vantagens do uso da informática na educação, aqui nessa minha experiência, lamento que as demais escolas do município contam com computadores em suas escolas, e no entanto eles estão em desuso, danificando com o passar do tempo, abstendo os alunos de se sentirem incluídos em um mundo que hoje é totalmente digital.
Falo que há e em excelente estado, pois foram enviados pleo MEC dezenove computadores para as escolas maiores e cinco para as menores e eles estão lá.
Powered By Blogger