quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

13 anos de trabalho reconhecidos pela ALB/RMBH

Presidente da ALB/RMBH e Presidente da ALB/MG
No dia 30 de novembro, o professor Marcio Antônio dos Reis foi contemplado com uma honraria não muito comum, vindo a tornar-se Acadêmico na Academia de Letras do Brasil.
Isto se deve ao seu árduo trabalho de quase 13 anos de pesquisa sobre a história do município de Baldim, revelando valores como sítios arqueológicos, monumentos naturais, fatos pré-colonial e colonial do município e da elaboração de dois livros prestes a serem lançados, sendo um voltado para suporte pedagógico da história e geografia do município e outro com detalhamentos mais aprofundados da história, cultura, economia e turismo local.

Comenda recebida
A cerimônia de criação da Academia de Letras do Brasil, sessão Região Metropolitana de Belo Horizonte - ALB/RMBH se deu na data acima citada, onde vários cidadãos, representando os municípios membros da RMBH tornaram-se acadêmicos.
.O prof. Marcio Reis veio a ocupar a cadeira nº 19, representando assim seu município e recebeu a Comenda Carlos Drummond de Andrade..
Desta feita, a rede estadual de educação agrega ao seu quadro mais um imortal (termo dado aos que vêm a ingressar na ALB).

Feira expõe relíquias de nossa história

Entre os dias 01/10 e 29/11 ocorreu na E.M. São Bernardo o Projeto de Educação Patrimonial com o tema: "Baldim, minha terra, meu orgulho", promovido pela SME e Departamento de Cultura e Turismo de Baldim.
Entre as proposta do evento estava a busca do levantamento e reconhecimento de objetos, monumentos, elementos e outros bens imateriais como cantigas, contos e costumes.
O projeto foi desenvolvido levando aos professores os conceitos de patrimônio cultural, visitas a locais históricos do município, pesquisa de campo pelos alunos, construção de maquetes, cartazes e textos e tendo sua culminância com uma feira Cultural nas dependências da escola.
Alunos visitam a Feira Cultural
Na oportunidade, convidado a participar do projeto, onde foram expostos meus o
bjetos de pesquisa como achados arqueológicos, livros históricos que retratam Baldim no período colonial e maquete de casa subterrânea que se trata de uma descoberta arqueológica feita por pesquisadores da UFMG na década de 70, que são ruínas de moradias de povos do período pré-colonial próximo da fazendo do Rótulo, município de Baldim, fruto de uma pesquisa que se arrasta a mais de 13 anos.
Kátia Celene (Secretária de Educação), prof. Marcio e Nadir (Dep. Cultura e Turismo)
Powered By Blogger