domingo, 28 de setembro de 2014

Tem início curso para professores do Ensino Médio



Em setembro deu início ao curso de Formação Continuada para os professores do Ensino Médio da Escola Estadual José Ribeiro da Silva, em Baldim. Esse desafio de promover as ações de ensino e discursões coube a mim, como Orientador de Estudos da referida escola e assim, junto com meus colegas de trabalho aprofundarmos nestes estudos.

 Treinamento para o Pacto no Othon Palace em BH com outros 240 Orientadores de Estudos.

 
Contando com 23 professores atuando nesta área da Educação Básica nesta escola, foi dado inicio às atividades de estudos no dia 27/09/14, nas dependências da escola.
Abertura do Curso no Auditório Marieta Starling.


O curso faz parte do Pacto Nacional de Fortalecimento do Ensino Médio (proposta Federal) e Reinventando o Ensino Médio (proposta Estadual) que visa capacitar os professores e toda a estrutura como um todo de forma a provocar significativas mudanças nesta área de estudos.
 

 
 Diretora Rosani faz abertura com uma oração.

Os professores participantes receberam uma bolsa de incentivo ao estudo de R$ 200,00 por módulo de estudos, sendo 15 módulos ao todo.

 
Professores participativos.


Em atenção às Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, ratificada pela Resolução MEC nº 51, de 12/12/2013 e a Resolução SEE º 2.442, de 07/11/2013, garantem toda uma estrutura que possibilitará as intervenções que venham promover a significativa intervenção, consequentemente a melhora desta fase importantíssima na Educação Básica.                 

domingo, 21 de setembro de 2014

Práticas em laboratório demonstram emulsões, aerosol e espuma na "química na cozinha".


Alunos do 2º ano participaram de aula prática de misturas do tipo emulsões, aerosol e espuma "na cozinha". Na mistura de azeite, ovo, limão, pimenta e sal se prepara a maionese.


                              Materiais e equipamentos utilizados nas práticas

Da clara de ovo batida em neve adicionado açúcar refinado fizesse um falso chantilly, e do creme de leite natural e margarina são exemplos de espuma e por fim na preparação da disputada a gema de ovo. 

Especialista Silvane acompanhou as atividades

As atividades envolveram os alunos no preparo dos experimentos e na discussão sobre em qual classificação se enquadraria cada uma das experimentações.


                                        Saboreando os experimentos

Após algumas aulas teóricas os alunos das turmas do 2º ano A e B tiveram a oportunidade de no laboratório realizarem a atividades práticas que viesse a contribuir para a compreensão sobre Coloides, que são misturas simples, mas complexas na classificação para alguns.


 
 Alunos disputam  saborear o experimento













Powered By Blogger