Construção da bomba de wirtz
Próximo desafio, construir a bomba de Wirtz, equipamento que cápta água sem utilizar energia elétrica e sem queda d'água, apenas utilizando a correnteza de um riacho ou rio.
H.A. Wirtz inventou em 1746 este equipamento com objetivo e captar água em locais em que não há nenhum desnível do terreno e do curso d´água. Wirtz era um simples ferreiro em Zurique, na Suiça e as suas habilidades no trabalho com metalurgia foram importantes para a construção da espiral tubular que é base primordial para o funcionamento do equipamento que hoje é conhecido como BOMBA RODA D'ÁGUA, ou bomba de Wirtz.
O equipamento tem no centro da espiral um ponto de recepção da água captada pelo tubo que é bombeada por um tubo cilíndrico oco, enquanto que a extremidade exterior da mesma é aberta e serve para captar a água enquanto a roda d'água gira, por um orifício um pouco mais largo que o tubo principal.
A bomba de Wirtz parte do princípio que a cada nova rotação, metade do volume do trecho exterior da espiral é preenchido com água. Na continuação da rotação, este transmite pressão para o trecho imediatamente mais interno através do ar que fica aprisionado na espiral.
A repetição deste incremento de pressão à medida que se avança para o centro da espiral cria uma pressão cumulativa que permite que a água seja enviada para um local mais alto.
Modelo similar ao que será construído por mim.
No meu caso irei utilizar este equipamento para captar água do córrego Grande, nos fundos de minha casa para irrigação da chácara de minha casa.