sábado, 28 de março de 2015

Aprendizagem matemática e outras áreas de estudos adquida como reforço digital

Em 2010 foram disponibilizados para todas as escolas do município de Baldim 86 computadores para inclusão digital, passados o tempo a maioria das escolas mantém em desuso estas ferramentas educacionais.
Convidados para assumir a sala de informática da EM São Bernardo me propus elaborar um projeto e de inclusão digital e apoio educacional, o qual tem seguido com êxito desde inicio de 2013.
Sites como www.atividadesdematematica.com, www.interdidactica.eu são bons exemplos para fontes de atividades que podem contribuir para que alunos usem a Internet, bem como o mundo de sugestões para que alunos exercitem suas habilidades de raciocínio.
O uso da informática não é simplesmente "joguinhos", mas usar as diversas atividades que se trabalham os conteúdos diversos como ciências, matemática, língua portuguesa, inglês, por exemplo, e isto de acordo com o nível escolar.
O reflexo destas atividades se dá na melhoria do aprendizado e facilitação do processo educacional e não podendo deixar de falar da inclusão digital visto que a grande maioria dos alunos não tem em suas casas e nem acesso a esta tecnologia.


Cumplicidade na busca da resolução das questões apresentadas nos jogos didáticos

Tabuada deixada de lado e contas no papel

Vídeo de parte de uma aula de informática

Atenção voltada para a tela e a busca da resolução do problema

Uso da calculadora de "dedos"

sábado, 21 de março de 2015

Pacto para Fortalecimento do Ensino Médio entra na 2ª etapa

Teve inicio em fevereiro as reuniões do curso de formação continuada dos professores comprometidos com PNEM (Pacto Nacional pleo Fortalecimento do Ensino Médio) da EE. José Riberio da silva/Baldim.

Professores realizando atividades de revisão e  fixação

Debate acalorado sobre articulação entre áreas afins para melhor suporte a dinamizar o ensino

Vídeo sobre estudo do PPP (Proposta Política Pedagógica) 

Atuando como Orientador de Estudos o prof. Marcio Antônio dos Reis tem conduzido seus professores numa reflexão para despertar e realizar ações que visem tornar o Ensino Médio mais significativo e  atraente para os alunos.

sábado, 7 de março de 2015

Projeto Jovem Cientista


     Inspirado no Prêmio Jovem Cientista, que é um projeto elaborado pelo CNPq e com o apoio da Fundação Roberto Marinho, da Guerdau e da General Electric (GE) e adaptado à realidade da EE José Ribeiro da Silva, este projeto tem como objetivo revelar e inspirar talentos, impulsionando à pesquisa com vistas a despertar para o mundo acadêmico e investir em estudantes comprometidos com a pesquisa de busca de soluções para os desafios da sociedade.
     Em um mundo onde as tecnologias assenhoram do ócio, em especial dos jovens, se faz necessário utilizar destas ferramentas para promover a pesquisa e o conhecimento, traduzidos em projetos de pesquisas que proporcionam soluções e alternativas funcionais para o cotidiano.
     Após os processos de elaboração e montagem dos projetos será organizado um momento de culminância na comunidade escolar intitulado EXPOCIÊNCIA, onde serão expostos os trabalhos.
     Os temas devem ter relevância, visando atender à temática: "SUSTENTABILIDADE E SOLUÇÕES PRÁTICAS PARA O COTIDIANO".
Powered By Blogger